• Mariana Sierra

Produção Criativa — o que é?

Vamos começar do começo.


Muitas pessoas nem sabem que existem diversos tipos de produtores no mercado e que a equipe de produção é parte essencial de qualquer projeto. Talvez eu seja suspeita para falar, mas se imaginarmos que o projeto é como o corpo humano, a direção é o coração, que bombeia alimento pra todas as outras áreas do corpo, mas a produção é o cérebro que manda os impulsos elétricos para o coração fazer seu trabalho, assim como para todas as outras partes.


Como é que tudo isso foi parar aí?


Só que o cérebro não é uma massa uniforme com uma única preocupação e a produção também não. Por isso existem diversos tipos de produtor:


Temos o Produtor Executivo que é a pessoa que viabilizou aquele projeto, tanto criativamente como financeiramente. Foi ele que conseguiu o talento ou a grana para todo mundo estar trabalhando ali. Ele pensa as parcerias e a forma como tudo pode ser realizado. A preocupação maior dele depois disso, é garantir que o filme está mantendo o cronograma e também que não está estourando o orçamento.


Temos o Diretor de Produção, que cuida da parte prática da produção, saber aonde vão comer, se hospedar, transportar e quais os equipamentos e coisas que cada área precisa para realizar seu trabalho. Tendo o ok do produtor executivo, ele manda bala em tudo agendando e providenciando o que for preciso para fazer acontecer.


Temos os produtores específicos de área, por exemplo os de casting, de locação (espaços de filmagem) e de alimentos. Eles são responsáveis, dentro de suas áreas, por conseguir os insumos (sejam eles atores, espaços ou ingredientes) para compor a cena frente às câmeras. Além disso, eles cuidam desses insumos do começo ao fim, negociando valores e condições, atendendo às exigências, cuidando de contratos e agendas. Eles são a porta de entrada de informações importantes que norteiam decisões de produção e de direção do filme em relação a esses insumos do filme.


Temos o grande Produtor de Set (ou Platô) que é quem vai coordenar o circo enquanto a filmagem estiver rolando. Então ele resolve qualquer pepino da filmagem, por que ele é quem sabe todos os horários e contatos de quem está ali. Que carro pode transportar o que, que horas o almoço fica pronto e cuida de toda a desprodução para que o set seja entregue do jeito combinado, sem lixos e desordem.


Parece que temos tudo coberto, não é? E então, o que faz o Produtor Criativo?


O Produtor Criativo começa antes de todo mundo. Ele é a pessoa que ajudou a desenhar a idéia para que ela fosse viável em relação ao objetivo proposto. Ele também ajudou a escolher quem era o diretor ideal para aquele projeto, além de todo o resto da equipe, posteriormente, junto com o diretor. É ele quem garante que uma idéia não é só uma idéia e que pode ser realizada, norteando de que forma.


O Produtor Criativo trabalha lado a lado com o diretor criando a estratégia para as idéias acontecerem. É isso, é um trabalho de estratégia. E que vai do começo até o final, quando é preciso divulgar o projeto.


Essa pessoa sabe o bastante, através de sua própria experiencia, sobre cada uma das áreas da realização do projeto e por isso, ajuda cada uma delas a tomar a decisão mais assertiva para o objetivo proposto, ela pode ajudar qualquer um dos integrantes do time a decidir o que é melhor fazer caso hajam problemas. Também é uma pessoa que mantem bons relacionamentos e por isso consegue articular coisas, unir talentos e trazer reforços.


Ter um Produtor Criativo no início de qualquer projeto, é garantir que aquele projeto vai acontecer da melhor forma possível, pois é isso que ele sabe fazer. Ele sabe o caminho para as coisas acontecerem e sabe quem acionar em cada etapa. Ele também sabe quanto tempo as coisas levam e até onde você pode ir sem se estrepar.


Muitas vezes eu considero esse trabalho, como um trabalho de quebra-cabeça ou lógica. Você tem um objetivo e os recursos estão postos, por exemplo dinheiro e prazo, ou talento e dinheiro, ou só talento, ou só prazo, e o que você tem que descobrir é como chegar no objetivo usando o que tem e o que mais conseguir.


É um jogo que eu gosto de jogar e todas as vezes que as coisas dão certo (e elas sempre dão, mesmo quando às vezes dão errado mais de uma vez antes) a sensação de missão cumprida é impagável.


Muitos produtores acumulam funções, principalmente por falta de verba para montar uma equipe consistente, mas isso não significa que o trabalho diminuiu. Assim como um diretor que também opera a câmera tem bastante para se ocupar, um produtor criativo que também é diretor de produção às vezes pode gerar um curto circuito. Pensar a estratégia macro enquanto tem que ver se o almoço já está na mesa, não é a coisa mais sensata a se fazer, mas às vezes é preciso se arriscar.


Isso me faz lembrar da grande importância dos Produtores Assistentes e, apesar de às vezes ainda cometer esse erro na ilusão de economizar, eu prometi que nunca mais iniciaria um projeto sem ter pelo menos um deles comigo. A magia da filmagem é criar uma rede confiável e saber delegar e um produtor que consegue fazer isso, não tem como errar.


Para acrescentar, queria compartilhar um talk que rolou no SXSW de 2016 com a Creative Producer Sarah Green contando sobre a profissão:

E uma entrevista com Jens' Jacob no MusicBed Blog sobre o que é ser produtor que li em 2015 e achei muito assertiva. Ambas estão em inglês, mas são muito interessantes.


Nos dois conteúdos acima, e espero que nesse meu também, uma coisa fica clara, só é produtor quem gosta mesmo de produzir e eu costumo dizer que não uma coisa que as pessoas escolhem fazer. Normalmente, você descobre que é produtor por que havia um projeto e foi você quem produziu por que ninguém mais se dispôs a isso.


É possível, no entanto, que essa seja uma visão redutora de minha parte e que muita gente não produz por que não pensou por onde começar e não tem as ferramentas em mãos e o meu objetivo aqui é ajudar isso acontecer.


Que projetos estão parados aí e que podemos começar a movimentar?

15 visualizações
Receba a Newsletter!

© 2010 - 2020 | Gataria Filmes Ltda.