• Mariana Sierra

Como montar a equipe perfeita para o seu projeto?

Apesar de muitas vezes, levar o mérito por um trabalho, uma empresa produtora, todos sabemos que ele é realizado por uma série de pessoas, cada uma especializada em uma parte do projeto. Dessa forma, a qualidade e consequentemente a possibilidade de sucesso de qualquer trabalho está diretamente relacionado com a escolha da equipe envolvida nele.

Você pode achar que o melhor jeito de resolver projetos é chamar os seus melhores amigos e, dependendo das circunstâncias, pode até ser, mas para ser realmente profissional e apostar no potencial de sucesso daquele projeto, gerando crescimento e fidelização do cliente, se houver, é preciso ir mais além.


Por isso, decidi compartilhar um racional que considero essencial na formação de uma equipe, independentemente do trabalho que se apresente. Costumo pensar nesses itens com uma ordem para começar do mais importante, ajustar e selecionar até chegar no que é possível de verdade e ter a equipe ideal.



Photo byNathan DumlaoonUnsplash

Quem faz o que precisa ser feito?

Para mim, a primeira coisa a se pensar é quem é realmente o melhor profissional para realizar aquele tipo de serviço. Claro que algumas coisas podem ser bastante genéricas e existir muita gente qualificada para desenvolver aquilo, no entanto, outras podem ser executadas com muito mais assertividade se um tipo de profissional específico estiver no comando.


Digo isso não por mero perfeccionismo, mas por que é importante avaliar como a escolha da pessoa pode impactar no projeto de forma integral. Às vezes, escolher um profissional que vai fazer algo pela primeira vez pode fazer o trabalho demorar mais tempo para acontecer e impactar financeiramente em outras áreas com horas extras, por exemplo.


Da mesma forma, se uma pessoa com mais experiência está envolvida em uma atividade específica, ela pode sugerir coisas que simplificam o trabalho dos demais. Ainda que ela própria seja um pouco mais cara de se contratar, o benefício geral que ela trás para o projeto compensa, além da segurança de que aquilo tem mais chance de dar certo na primeira tentativa. Ter que contratar alguém especializado, depois que uma outra pessoa não conseguiu realizar o trabalho é a chamada economia tola que devemos tentar evitar ao máximo.


Outra coisa a se considerar é que se alguém já fez diversas vezes aquela tarefa, provavelmente já tem as ferramentas necessárias para realizá-la novamente ou, pelo menos, tem facilidade de conseguí-las, isso também pode poupar muito dinheiro e tempo para o projeto.


Qual é a verba disponível?

Mesmo que você saiba quem é a pessoa perfeita para realizar aquela função, muitas vezes o cachê dela é superior ao que você tem orçado. Isso pode ser considerada uma falha de orçamento se você não conseguir ninguém realmente qualificado para a função, mas se houver vários profissionais bons com preços diferentes, é importante adequar a escolha da equipe à verba disponível.


Algumas vezes valerá a pena remanejar verba e ter alguém menos qualificado em uma função menos essencial para poder ter o profissional ideal em uma área que vai fazer toda a diferença na qualidade final do projeto ou no gasto de tempo necessário para realizá-lo.

Além disso, não esqueça que existem outras moedas de troca além de dinheiro. Se tiver frequência de trabalho, talvez possa prometer mais de um projeto, ainda que o cachê de cada um não seja tão alto. Dependendo do projeto, ele mesmo pode ser um atrativo para ajudar na negociação se for baseado em um assunto que pode interessar para se ter no portfólio. A própria equipe já envolvida pode ser um empurrãozinho para que uma pessoa de fora tope participar por menos do que normalmente cobraria.


Não se esqueça de algo importante, qualquer negociação deve levar em conta o talento e o esforço do profissional que você está tentando contratar, não faça falsas promessas e nem subestime o conhecimento necessário para desenvolver tal função, isso só vai espantar quem você, na verdade, quer atrair.


Quão dentro da realidade está o olhar do seu projeto?

Cada integrante da equipe colabora com um ponto de vista ao projeto que está sendo elaborado, ainda que no final, tudo seja unificado pela direção geral do projeto. Antes de fechar com todos os cabeças de equipe pare um instante para avaliar se você está montando uma equipe que realmente representa a realidade em que o projeto está inserido.


Cada projeto tem uma peculiaridade e alguns talvez precisem até de uma consultoria específica caso o diretor que ganhou o projeto não esteja totalmente inserido no tema que vai abordar. Ter conhecimento de causa é algo que faz que o projeto ganhe real relevância ao ser realizado.


Como critérios mínimos que devem ser considerados para todas as equipes estão os dados de representatividade correspondentes à sociedade como um todo. Se você faz algo que tem ou pretende ter alcance geral no Brasil, por exemplo, é importante que seu projeto faça o melhor para corresponder ao dados do IBGE abaixo:

  • A população brasileira é composta por 48,3% de homens e 51,7% de mulheres.

  • De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, 45,22% dos brasileiros se declaram como brancos, 45,06% como pardos, 8,86% como pretos, 0,47% como amarelos e 0,38% como indígenas.

Avalie com honestidade se é possível criar uma equipe que representa a sociedade em que ela está inserida. Mesmo que você não tenha os contatos a mão para realizar isso com facilidade, saiba que é somente por causa de uma história de injustiça que já perdura há muitas décadas e não por que realmente esses contatos não existem. Faça um esforço a mais, ative as redes sociais e saia da zona de conforto, esse investimento vale a pena.


Aonde cabe mais um assistente?

Eu demorei bastante tempo para entender isso, mas espero que você não demore muito mais, ter assistentes para ajudar a realizar projetos não só tem papel essencial na formação de mais profissionais qualificados para as funções, como também é um investimento essencial para a fluidez do trabalho.


Fazer tudo sozinho, ainda que seja apenas uma parte específica do projeto, pode travar evolução de todas as áreas somente por que uma pessoa tem capacidade limitada de produção. Com uma ajuda extra em alguma tarefa mais operacional, as coisas podem evoluir muito mais rapidamente para todos.


Para ser prático, coloque as pessoas com mais experiência na função no papel de líderes ou cabeças de equipe. Seguindo esse mesmo critério, de forma descendente, eleja a quantidade de assistentes necessários para que aquela pessoa não perca tempo fazendo algo mais simples, porém trabalhoso, quando poderia estar ajudando a resolver um problema maior que exige mais conhecimento.


Valorize todas as funções

Se você tem que decidir algo que pode impactar no trabalho de outros integrantes da equipe, compartilhe sua visão com eles, pode ser que uma palavra dada por um membro da sua futura ou já estabelecida equipe possa de ajudar a resolver algo de forma mais fácil e eficaz, além de decisão já considerar as necessidades de todos.


Entenda que sua equipe é a representação do trabalho que você ou a sua empresa faz, então todos eles devem estar alinhados e felizes para que as coisas aconteçam da forma que você planejou.


Acima de tudo, não esqueça que você está lidando com pessoas que tem necessidades como você. Se conseguir ser uma liderança humana e aberta, certamente vai ter muita colaboração e a formação de equipe a cada projeto ficará cada vez mais simples, pois notícias como essa se espalham rapidamente, às vezes apenas com um olhar.


Priorize o que é realmente importante e, mesmo que já tenha aprendido bastante com a experiência acumulada até aqui, esteja sempre aberto, pois as coisas sempre mudam e existe muito espaço para melhorar, tenha certeza.


O que acha? De que forma sua equipe pode ser melhor no próximo projeto? Às vezes é preciso muito menos do que imaginamos para montar um time perfeito e que vai trazer muito sucesso para si e para a empresa em que está. Procure saber.

8 visualizações
Receba a Newsletter!

© 2010 - 2020 | Gataria Filmes Ltda.