O que precisa ser feito hoje?
- Mariana Sierra
- 3 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jun.
A grande vantagem dos gestores de tarefas é que eles ficam online. Assim, você pode acessá-los de qualquer lugar e, o melhor, sincronizar em todos os seus dispositivos. Isso significa que suas tarefas estão sempre atualizadas e à mão.
Eu uso o gestor de tarefas para tudo. Preciso sacar dinheiro para pagar a faxineira? Anoto lá. Comprar ração para os gatos? Anoto lá também. Renovar o domínio do meu site daqui a dois anos? Também anoto.
Anotar tudo o que não podemos esquecer tira um peso enorme da nossa cabeça. Não preciso me preocupar com algo que precisa ser feito em 2 ou 10 anos. O app me lembra disso, e eu posso me concentrar no que precisa ser feito hoje. E mais, ele organiza todas as tarefas para o dia, então, mesmo que eu me perca em algum artigo aleatório sobre elefantes, vou voltar à minha lista sem estresse.
Além disso, com um gestor de tarefas, criar rotinas fica mais fácil. Tarefas que se repetem podem ser programadas, como uma limpeza mensal ou um pagamento recorrente, sem que você precise se preocupar em reagendá-las cada vez.
Eu defino uma rotina semanal para revisar o faturamento e pedir notas aos colaboradores. Uma vez por mês, organizo meus HDs, garantindo que a planilha de controle de espaço esteja sempre atualizada. São essas pequenas rotinas que, quando organizadas, mantêm o caos longe.
E o melhor de tudo: você não precisa da sua mente para lembrar de tudo. Basta anotar na ferramenta e ela faz o resto.
Outro truque que me ajuda a manter o controle é usar meu calendário para compromissos que exigem minha presença física. Se algo precisa ser entregue em casa, é preciso que eu esteja lá. Meu calendário me impede de agendar outras reuniões nesse horário.
A transição para o uso de gestores de tarefas pode ser assustadora no começo, especialmente porque a lista parece enorme. Mas lembre-se: isso não é procrastinação. Apenas adiar algo não é a mesma coisa que evitar. E à medida que você se organiza, verá sua lista ficando mais amigável.
E, por último, defina um horário para revisar e lidar com sua lista. Eu gosto de fazer isso pela manhã, logo após o café, para planejar o que virá no dia. Isso me ajuda a manter o foco e, quando estou em modo produtividade, já resolvi tudo até o almoço.
O mais importante é lembrar: o objetivo é ticar todas as tarefas do dia.
Experimente organizar melhor o que você tem para fazer. Se não for com um gestor de tarefas, pode ser com uma planilha ou até post-its espalhados pela casa. O importante é encontrar uma ferramenta que funcione para você. Com o tempo, ela te mostrará como pode ser ainda mais eficiente.










Comentários